Você pode (e alguns casos, deve!) lavar os cabelos todos os dias

O que realmente importa na sua rotina de skincare
6 de agosto de 2025
Achei que era sobre a máquina, mas é sobre quem a opera
20 de agosto de 2025

Lavar os cabelos todos os dias estraga os fios ou aumenta a oleosidade? Essa é uma dúvida comum e a resposta pode te surpreender. Por isso, hoje, vou explicar por que você pode (e em alguns casos, deve!) lavar os cabelos todos os dias.

A ideia de que lavar os cabelos diariamente prejudica os fios ou aumenta a oleosidade não tem nenhum respaldo científico. Pelo contrário: acreditar nisso pode comprometer a saúde do couro cabeludo.

Veja aqui o vídeo que publiquei no Instagram sobre a frequência ideal de lavagem dos cabelos

Como saber qual a frequência ideal de lavagem dos cabelos

Quem determina a frequência ideal de lavagem não é a sua rotina, nem regras generalistas encontradas na internet, mas sim o seu couro cabeludo.

A estrutura dessa região é semelhante à do rosto, com glândulas sebáceas que produzem oleosidade continuamente.

Então, se você lava o rosto todos os dias, por que evitar lavar o couro cabeludo?

O que pode acontecer se não lavar os cabelos todos os dias?

O acúmulo de sebo, com o tempo, oxida e se transforma em substâncias irritantes, como os ácidos graxos livres, que podem provocar coceira, descamação e até dermatite seborreica em pessoas predispostas.

Ou seja: se o seu couro cabeludo é oleoso, o ideal é lavar os cabelos todos os dias.

Lavar os cabelos todos os dias pode aumentar a queda?

E, ao contrário do que se imagina, não há evidência científica de que a lavagem frequente cause queda capilar. E, em situações extremas, é justamente a falta de higiene adequada que pode contribuir para a queda.

O que realmente danifica os fios são procedimentos agressivos realizados sem o cuidado com a fibra capilar, como alisamentos, descolorações e tinturas, e não o ato de lavar.

Lavar ou não lavar os cabelos todos os dias?

Se o seu cabelo está limpo, saudável e sem coceira, caspa ou desconforto, continue mantendo a forma de lavagem que funciona para você.

Mas se a raiz pesa, coça ou descama, talvez o que falte não seja um novo produto, e sim lavar com mais regularidade.

No entanto, se você já lava com frequência e ainda assim não se sente satisfeita com o aspecto dos cabelos, ou prefere não aumentar a frequência de lavagem, existem opções médicas, tópicas ou orais, que podem ajudar no controle da oleosidade.

Agora que você já sabe o básico sobre a higiene do couro cabeludo, pode tomar uma decisão mais embasada sobre pular as lavagens ou lavar os cabelos todos os dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *