O conceito de beleza não é universal e muda conforme o tempo, a cultura e até a forma como cada pessoa se enxerga.
Já pensou em como isso pode influenciar até sua escolha de um médico?
E se você quer envelhecer preservando sua identidade, mas busca ajuda de alguém que vê beleza apenas na perfeição?
Beleza é um conjunto ordenado que combina entre si. Esse é o meu conceito de beleza.
Por isso, te convido a ouvir esse trecho da minha live desta semana com a @melcamassola. Assim, você entende melhor a minha visão sobre beleza e como isso reflete no meu trabalho:
Ver essa foto no Instagram
Existem vários estudos que descrevem o conceito de beleza. Para a maioria das pessoas, a beleza representa simetria, jovialidade e saúde.
Os antigos gregos acreditavam que a verdadeira beleza era representada por uma proporção áurea, phi, de (a1b) / a 5 1: 1,61803399 .. 6.7. Como essa medida também pode ser encontrada em toda a natureza, acreditava-se que ela representa a harmonia perfeita.
De acordo com essas proporções, seria belo um indivíduo com cristas supraorbitais eminentes, sobrancelhas baixas, forte curvatura nasoglabelar, maçãs do rosto no alto da face e um queixo proeminente e quadrado.
Essa medida, inclusive, foi usada por vários artistas como Leonardo Da Vinci e Salvador Dali.
O cirurgião plástico Stephen R. Marquardt criou a “máscara da beleza”, que utiliza essas medidas para ajudar na definição de quem é belo.
Mas será que precisamos “vestir” corretamente a máscara de Marquardt (a máscara da imagem) para sermos considerados atraentes?
Vale tudo para se sentir bonita ou é preciso ter cuidado com o padrão que você quer se encaixar?
Mas será mesmo que nós seremos vistos como bonitos somente se possuirmos esses traços faciais?
Sabemos que não, pois vários estudos não encontraram uma associação da atratividade com rostos que se encaixam nessas proporções áureas.
Podemos melhorar de forma natural e de um jeito que não tire a nossa essência. Pessoas diferentes demandam tratamentos diferentes. Por isso, os tratamentos estéticos deveriam ser realizados de modo a nos tornar a melhor versão de nós mesmos, e não uma cópia dos traços de outras pessoas.
E você, o que acha disso? Deixe nos comentários.