Protetor solar com cor protege do sol no verão?

6 mitos do skincare que você precisa ignorar agora
22 de novembro de 2024

Muitas pacientes chegam no meu consultório relatando que utilizam protetor solar com cor pela facilidade que isso trás – já que é como uma maquiagem e, ao mesmo tempo, supostamente garantiria a proteção que você tanto busca para uma pele bonita.

Algumas pacientes , principalmente as com melasma, até mesmo chegam a mim com uma indicação passada de usar protetor solar com cor.

Mas será que ele é superior à associação de protetor sem cor mais maquiagem? É isso que irei lhe responder hoje.

Como funciona o protetor solar

Primeiro você precisa entender que o protetor solar protege contra os raios ultravioleta A e B, que estão diretamente associados a queimadura, envelhecimento e carcinogênese.

Mas um protetor solar “comum” não protege contra a luz visível.

E é essa forma de luz que ocasiona a vermelhidão e pigmentação em pacientes com doenças como melasma (lembre-se: luz visível do sol e não a dos aparelhos eletrônicos)

Aí entra a questão dos protetores solares com cor, especialmente os que possuem óxidos de ferro na sua composição: eles apresentariam essa proteção contra essa luz visível.

Será mesmo que funciona?

A resposta é uma: depende. Nem todo protetor com cor vai conferir uma proteção adequada contra a luz visível. Afinal, não há um método universalmente aceito de quantificar essa forma de proteção solar.

Um protetor solar com cor pode tanto:

Ter uma quantidade boa de pigmento e cobrir bem as manchas;
Somente uniformizar a pele por não ter muito pigmento.

E isso muda totalmente o quanto ele protege da luz visível. Além do mais, é mais frequente o costume de passar errado o protetor solar com cor (pouca quantidade só para “dar uma corzinha”), mas não podemos esquecer que para ele (assim como qualquer tipo de protetor solar) funcionar adequadamente precisamos aplicar a quantidade correta (2 dedos ou duas camadas para o rosto).

Eu sei que você não passa o protetor solar com cor assim.

Quantidades menores que as ideias, que são 2 camadas de proteção ou 1g para o rosto, nos fornecerá um fator de proteção menor do que o descrito na embalagem. Se aplicarmos errado, tratamentos de doenças como o melasma não darão certo.

Como facilitar o uso do protetor solar com cor

Combine uma camada de protetor sem cor e uma camada de protetor solar com cor. Lembrando que é preciso esconder o melasma. Se ele não ficar coberto, melhor usar maquiagem, de forma a gerar opacidade sobre a pele.
Coloque duas camadas de protetor solar sem cor em conjunto da sua maquiagem diária em cima das lesões e melasma.

Dessa forma você conseguirá, então, se proteger e ter a pele que tanto sonha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *